Como fazer: Chaturanga Dandasana

Como fazer: Chaturanga Dandasana

Publicado por: Rafael Verçosa Publicado: 28/03/2019 Visitas: 216 Comentários: 0

Chaturanga Dandasana, postura da prancha baixa. Eis uma postura que requer muito cuidado e atenção, por existir sobrecarga nas articulações de punho, cotovelos e ombros. E como tudo que tem sobrecarga, atenção é extremamente necessária. Pois em prática como Ashtanga Vinyasa Yoga ou Vinyasa Flow, a quantidade de Chaturangas que serão realizadas é grande, e o esforço repetitivo realizado sem o desenvolvimento apropriado da musculatura somado a falta de conhecimento ou preocupação com alinhamento pode gerar sérias lesões (tendinites, bursites, etc) a curto, médio ou longo prazo.

Força nos membros superiores serão construídas com o tempo, portanto paciência com o seu corpo. O uso de blocos de yoga como os da Hopu Yoga auxiliam nesse processo. Experimente o uso de blocos nas suas práticas (não tenha receio ou vergonha de usá-los nas aulas, seu professor saberá porque os está usando e deve incentivá-lo(a) a isso). Os blocos irão ajudar a criar uma memória muscular da altura que o seu corpo deve estar do chão para desenvolver a força sem comprometer as articulações. Cotovelos sempre a 90° com o solo, ombros distantes das orelhas para ativar musculatura do trapézio, romboides, serratil, detoides e escápulas e assim ter um grupo muscular inteiro ativo durante a execução do movimento.
Ativação abdominal (bandhas) é necessário para manter um corpo em alinhamento e distribuir o peso adequadamente entre os membros.

Portanto, atentos, melhor realizar o movimento com o devido suporte e com mais consciência, do que fazer por fazer e pagar um preço caro com o corpo.

 

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